terça-feira, 25 de março de 2008

Sistema de Educação Português

Como estudante, tenho estado a pensar no estado da educação em Portugal. Todos os anos vemos notícias:

-> "Portugal é o país desenvolvido com maior taxa de analfabetistmo!";
-> "Portugal tem a mão-de-obra menos qualificada dos países desenvolvidos!";

Portugal isto, Portugal aquilo... Reparem! Uma pessoa não precisa de saber a tabuada do 2! Vai-se ao Google e está feito!


Uma pessoa não precisa de distinguir uma Costela de uma Costeleta! A diferença é mínima, uma até está incorporada na outra:


E tanto podemos dizer "Quero uma de costelas!" ou "Sô Dótor, acho que é aqui nas minhas costeletas!", decerto que o Empregado de Mesa ou o querido "Sô Dótor" vai perceber ao que nos referimos... Sim, porque eles foram à escola! É verdade! Porque agora, para se servir à mesa também é necessário tirar um curso! E se repararem, os grandes génios da Humanidade não completaram a escola, veja-se:


-> Albert Einstein: toda a gente o conhece. Apesar de ter sido um aluno brilhante, deitava a língua fora à professora e abandonou a escola para começar a trabalhar aos 16 anos. No entanto, foi Nobel da Física!


-> José Sócrates: a mente mais brilhante de todos os tempos de Portugal! Fez a Universidade por fax, mas chegou a Primeiro-Ministro!


-> António Guterres: a célebre frase "É só fazer as contas!", que podem ver neste vídeo do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=7u1xehky7UE
demonstra que a Matemática não é o seu forte. Talvez tenha faltado às aulas de Matemática com a Prof. Etnetelvina. E daí?!? Chegou a Primeiro-Ministro!
Imaginem se a nova lei do Governo já estivesse em vigor. Aquela que indica que se se ultrapassarem x faltas, sejam justificadas ou injustificadas, obriga a que o aluno faça um exame.

- Aluno Guterres. Quanto é dois vezes dois?!?

- Não chei chenhora pofechora! O Google ainda não nasceu!

Teríamos acabado de perder um GRANDE PRIMEIRO-MINISTRO!

É por estas e por outras que peço à Ministra da Educação, que repense nesta lei. Quem sabe se o meu colega Rui Alexandre, que tem 17 anos e frequenta o 6º ano, que está neste preciso momento a assaltar a Dona Gracinda das Dores, não vai ganhar o Nobel da Física?!?

E com esta me vou,

Só Fala de Orelhas Quem é Orelhudo, E Eu Sou!

Sem comentários: